CUIDADO COM AS EMBALAGENS
O objetivo desse texto é apresentar as boas práticas de transporte de medicamentos e demonstrar todo o cuidado e comprometimento que o grupo Especialista Farma tem ao investir na segurança de nossas embalagens.
As etapas de armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos são responsáveis por garantir a qualidade dos medicamentos entregues ao cliente final tanto os termolábeis quanto não termolábeis.
Sabemos que os medicamentos termolábeis (refrigerados) exigem um processo de montagem das embalagens e transporte específico, pois sua fórmula é fármaco sensível a qualquer alteração na temperatura ocasionando o comprometimento do resultado proposto pelo laboratório. Sendo assim o transporte deste tipo de medicamento é uma etapa crucial, pois é responsável por garantir que o produto chegue até o consumidor final na condição ideal de consumo.
QUALIFICAÇÃO DAS EMBALAGENS
Medicamentos termolábeis (refrigerados) exigem um processo de armazenagem e transporte específico, pois sua fórmula é fármaco sensível a qualquer alteração na temperatura ocasionando o comprometimento do resultado proposto pelo laboratório. Sendo assim o transporte deste tipo de medicamento é uma etapa crucial, pois é responsável por garantir que o produto chegue até o consumidor final na condição ideal de consumo.
Para garantir que os prestadores de serviços de transporte tenham tempo hábil para realizar toda a movimentação do medicamento até o consumidor final em segurança todas as nossas embalagens passam pelo processo de QUALIFICAÇÃO TÉRMICA.
O QUE É E PARA QUE SERVE?
A qualificação térmica tem por objetivo demonstrar os resultados das amostras isotérmicas submetidos a análises laboratoriais e, assim, emitir um parecer sobre a análise entre temperatura versus a quantidade de horas que cada amostra suportou quando submetido ao teste de estresse que simula todo o cenário e situações aos quais as amostras isotérmicas são submetidas durante o transporte.
Os testes são realizados em câmara climatizada levando em consideração as características de cada medicamento e para isso as amostras utilizadas são os placebos (elaborado para ter a aparência exata de cada medicamento). Seguindo o objetivo de avaliar o desempenho térmico dos placebos submetidos às temperaturas e cenários críticos que normalmente os volumes são expostos durante o transporte, qualificar o relatório de desempenho que comprova que os modelos de montagem das embalagens térmicas foram projetados de acordo com as referencias sobre os critérios e requisitos das boas práticas de transporte propostos pela AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA e MINISTÉRIO DA SAÚDE.
COBRANÇA DE FRETE
Sabemos que as formas e o valor do frete na decisão de compra influem muito quando se quer adquirir o produto. Para isso a nossa equipe logística se dedica a uma análise personalizada em cada solicitação de cotação para devolver a melhor opção aos nossos clientes, cumprindo o desafio de entregar o melhor prazo de entrega, com valor de frete mais competitivo e o mais importante do processo que é a segurança no transporte.
Buscamos trabalhar sempre com parceiros que tenham um histórico de vasta experiência nesse seguimento de transporte e que inspirem o mesmo objetivo que a nossa empresa, de entregar qualidade aos nossos clientes.
As cobranças de taxas de transporte podem variar de acordo às necessidades operacionais e ao tipo de serviço prestado para cada região, alguns produtos exigem um transporte delicado, manuseio mais cuidadoso ou são menos tolerantes com relação a prazos, precisam de mais agilidade. Outros podem ser manuseados de forma mais bruta e grosseria ou mais tolerantes com relação aos prazos.
Todas as nossas empresas parceiras que prestam serviço de transporte passaram também pelo processo de qualificação e trabalham de acordo as boas práticas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização.