DESCARTE DE PERFUROCORTANTES
Muitos dos medicamentos especiais que trabalhamos são medicamentos injetáveis, na qual utiliza-se de materiais perfurocortantes para sua aplicação e sendo de uso domiciliar, como por exemplo no tratamento de reposição hormonal, distúrbio do crescimento, obesidade e infertilidade, o paciente irá gerar um resíduo que não deve ser descartado em qualquer lugar.
Descartar esses materiais inadequadamente pode gerar contaminação do meio ambiente, ferimentos no manuseio do lixo e transmissão de infecções.
Não devemos fazer o descarte das agulhas e seringas em lixo comum ou lixo reciclável, nem vaso sanitário. Para um descarte correto e seguro, o ideal é que esses materiais sejam colocados dentro de uma embalagem rígida, resistente e que pode ser bem vedada, após preencher 2/3 da capacidade do frasco ou no término do tratamento.
A Especialista Farma fornece uma embalagem para seus pacientes para que eles realizem a separação correta em casa, contribuindo para a preservação do meio ambiente e do risco de contaminações. Após finalizar o tratamento, o paciente pode trazer a embalagem em nossa loja física que trataremos adequadamente com o encaminhamento para a incineração.
O que pode ser descartado: seringas, agulhas reencapadas, canetas descartáveis e frasco-ampolas.
DESCARTE DE MEDICAMENTOS
Medicamentos vencidos ou fora de uso devem ser descartados corretamente ao final do tratamento. Não se deve descartar em lixo comum ou vaso sanitário, para evitar a contaminação do meio ambiente.
Para isso, o paciente deve fazer a segregação em casa e procurar uma unidade de saúde cadastrada, fazendo a destinação correta desses medicamentos.